Resumo Trabalho

NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA-FORMADORA: VIRAGEM PARADIGMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es): JULIANA GODÓI DE MIRANDA PEREZ ALVARENGA, CLARISSA MOURA QUINTANILHA

O presente artigo busca refletir acerca de algumas questes apontadas na dissertao Narrativa-formadoras na escola de tempo integral: Formao docente no perodo extraclasse e no estudo publicado no artigo Formao Continuada em Escolas de Tempo Integral: Narrativas de professoras. A convergncia de ambas as propostas articulam o que o autor Antnio Nvoa aponta como viragem paradigmtica na educao. Nesse sentido, dentro do campo da pesquisa qualitativa e a partir dos estudos desenvolvidos, a discusso busca conceituar a formao de professores dando enfoque em sua permanente construo visto que, nesta anlise, a categoria docente tida como sujeitos em permanente processo de aprendizagem e construo do cotidiano escolar. A Viragem paradigmtica no que se refere o sujeito do professor foi usada como caminho de pesquisa, marcada pela discusso histrica apresentada pelo referido autor focando da dcada de 1980 at os dias atuais, baseados no movimento (auto)biogrfico e na teoria da aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF