Resumo Trabalho

A LINGUAGEM COM AS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO: ENTRE O PROPOSTO E O REAL

Autor(es): GEISI DOS SANTOS NICOLAU

Investigar o que proposto nos documentos norteadores oficiais como atividade com a linguagem para as classes de primeiro ano na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o que est efetivamente sendo realizado pelos professores em sala de aula, objetivou a escrita desse trabalho. No contexto atual, perceptvel nas salas de aula das classes populares, a deficincia com relao ao aprendizado de leitura, escrita e interpretao de textos. Autores como Ferreiro (2009) afirmam a importncia da escola de apresentar para as crianas situaes em que a leitura esteja presente em seu cotidiano. Com Bakhtin (2003) percebemos importantes contribuies sobre a linguagem enquanto processo enunciativo-discursivo. Essas contribuies lingusticas destinadas alfabetizao deslocam as atenes da linguagem de aspectos puramente formais para aspectos enunciativo-discursivos. Nessa perspectiva, o sujeito passa a ser visto como autor do processo de interao. Relacionando a teoria empiria, a escrita desse trabalho foi pautada em uma pesquisa de campo com professores da rede pblica intentando descobrir como cada professor narra suas atividades cotidianas e, partindo dessas narrativas, desenvolver uma reflexo com e sobre essas enunciaes s questes relativas ao ensino da lngua materna nas classes de alfabetizao. Nesta pesquisa, tambm foi investigado o porqu dos professores utilizarem ou no os materiais didticos produzidos em massa e distribudos para todos os alunos. O levantamento das informaes para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado partindo de um questionrio composto por perguntas que evidenciassem a forma como os professores explicitavam suas prticas cotidianas em sala de aula.

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