Resumo Trabalho

A LENDA DO URURAU NAS GEOGRAFIAS INFANTIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA APRENDER LUGARES E PAISAGENS

Autor(es): HORTÊNCIA DE JESUS RODRIGUES ALVES e orientado por REGINA CÉLIA FRIGÉRIO

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de um projeto desenvolvido para a elaborao do trabalho de concluso de curso apresentado a Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, RJ , em 2016, sobre a viabilidade de lendas como recurso didtico no ensino da geografia, em especial na construo das categorias geogrficas pelas e com as crianas. A inteno desse trabalho surgiu a partir da minha experincia profissional na sala de leitura de uma escola particular. O fascnio das crianas pela literatura e a atratividade das lendas trouxe-me o questionamento: Que geografias as lendas desvelam, propiciando a construo de paisagens e lugares, por crianas do ensino fundamental? Como potencializar os modos de crianas olharem o mundo aprendendo geografias que lendas trazem em si? Foi desenvolvido um projeto a partir da lenda do Ururau da Lapa, no qual as crianas do segundo ano da escola Centro de Educao Criativa, Campos dos Goytacazes, RJ, foram os sujeitos que dialogaram acerca das geografias das lendas em especial as categorias paisagem e lugar.

Veja o artigo completo: PDF