Resumo Trabalho

CIBERFORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS DE NARRATIVAS TECIDAS POR UM GRUPO DE PROFESSORES VIA APLICATIVO WHATSAPP

Autor(es): ROSANA SALES DE JESUS, FELIPE DA SILVA PONTE DE CARVALHO e orientado por ROSEMARY DOS SANTOS

O presente artigo tem como objetivo cartografar as experincias e itinerncias de professores de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro ao usarem o aplicativo de conversao WhatsApp. Usos esses que vm dando sentido e forma cibercultura, que a cultura contempornea conectada em rede. A pertinncia desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento do mtodo atualizado da pesquisa-formao em que o pesquisador no separa a prtica pedaggica da pesquisa acadmica e se inspira a partir das prticas ciberculturais. Ao trazer o dispositivo WhatsApp para a pesquisa, observamos as narrativas tecidas em um espao reduzido, mas que ao mesmo tempo torna-se do tamanho do mundo pela abrangncia dos temas tratados. Depreendemos das conversas entre os docentes que a falta de investimento na formao do professor e na estrutura da escola como um todo, no pode ser motivo para se perpetuarem as representaes negativas sobre a escola pblica. Conclumos que pelas caractersticas do aplicativo WhatsApp o sujeito tem voz, que se reverbera nas vozes dos outros sujeitos, potencializando a produo do conhecimento.

Veja o artigo completo: PDF