Resumo Trabalho

DIDÁTICA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ASSISTÊNCIA A MUCOVISCIDOSE - ACAM RJ

Autor(es): ALEKSANDRA SALES, KELLY CRISTINA MARTINS, GIOVANNA MARA CIAMPI COSTA BARROSO, FLAVIANE MELO DE ANCHIETA e orientado por EDICLÉA MASCARENHAS

Introduo: Atualmente, muito se tem discutido sobre a origem das dificuldades de aprendizagem, sendo que no se pode atribuir uma nica causa que desencadeie essa dificuldade. E para os pacientes com Fibrose Cstica (FC), acolhidos pela Associao Carioca de Assistncia a Mucoviscidose (ACAMRJ) estas dificuldades de aprendizagem so vistas no como preguia ou que no aprendem porque no querem, mas sim como uma capacitao e apoio psicoeducacional as pessoas que acolhes estes pacientes. Objetivo: O objetivo deste artigo suscitar uma reflexo sobre a didtica e a interveno psicopedaggica entre famlia/escola e hospital aos pacientes com fibrose cstica atendidos pela ACAMRJ frente questo das internaes recorrentes pela qual estes pacientes passam, e refletir sobre o papel da educao e da sade num modelo onde a interveno psicopedaggica vem como um campo de conhecimento em que a psicologia e a pedagogia interagem, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Para tanto, foram realizadas visitas tcnicas s escolas visando compreender a situao global da criana no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informaes necessrias sobre a FC e seus consequentes cuidados, emocionais e sociais. As visitas s escolas das crianas promoveram entrevistas e dilogos com toda a equipe escolar sendo possvel observar e ouvir discursos dos profissionais envolvidos diretamente com a criana nos quais, os mesmos, consideravam-se despreparados e mal informados sobre a doena. Resultado: Este estudo ressalta a importncia da parceria eficaz das equipes: hospitalar, escolar e famlias quanto manuteno da escolaridade do paciente com FC. Ainda, para futuras aes, visa-se sistematizao da interveno psicoeducativa.

Veja o artigo completo: PDF