Resumo Trabalho

LITERATURA INFANTIL NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE NEGRITUDE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ

Autor(es): RENATA RUTH BASTOS OLIVEIRA e orientado por LIGIA MARIA MOTTA LIMA LEÃO DE AQUINO

Este trabalho tem como ponto de partida uma pesquisa qualitativa desenvolvida na Unidade de Educao Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ) no ano de 2015 intitulada A negritude nas prticas pedaggicas como um estudo das relaes etnico-raciais. Que se configurou como um desafio, na atualidade, tendo em vista que a trilha ser percorrida buscava compreender quais caminhos pedaggicos foram construdos na Unidade para estruturar um projeto pedaggico adequado e ancorado na Lei 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino -LDBEN que determina a incluso no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Africana e Afro-Brasileira". Justificamos o fato uma vez que identificamos que h dificuldades para incorporao nos currculos escolares da incorporao imediata da temtica. Associamos essa dificuldade aos seguintes fatos: o Brasil est imerso em um forte processo de mestiagem e envolto em uma politica de branqueamento e com isso h uma lacuna no processo de (auto) identificao como uma pessoa negra o que muitas vezes distncia muitos profissionais dessa temtica. Com isso tambm buscamos trabalhar a questo da formao identitria e utilizamos para tal referncia a literatura infantil, na busca de identificar de que maneira esse gnero pode nos ajudar a construir uma educao plural sem a reproduo dos esteritipos racistas da sociedade.

Veja o artigo completo: PDF