Resumo Trabalho

CHARTER SCHOOLS: UMA TENDÊNCIA PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA?

Autor(es): HENRIQUE DIAS GOMES DE NAZARETH e orientado por CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES

Discute-se aqui a proposta de escolas charter e se apresentam alguns indcios que apontam para a tendncia de ampliao da modelo para redes municipais e estaduais brasileiras. Faz-se uso de pesquisa documental e bibliogrfica com o objetivo de compreender suas influncias no movimento de expanso das propostas de charter no Brasil, e principalmente, como esse movimento se configura. A poltica de gesto compartilhada formulada em Gois serve como mola mestra para o debate em torno da questo. Discorre-se tambm sobre outros indcios que ajudam a pensar a respeito da questo, como experincias de outros estados e modificaes na legislao que permitiriam o florescimento da proposta. As experincias de adoo do modelo charter ajudam a compreender o papel que esse tipo de poltica pode ter na educao brasileira. Paralelamente, a legislao nacional apresenta elementos que obstaculizam a implantao dessas polticas, porm existem movimentos no sentido de acolher a maior participao de organizaes sociais na prestao de servios pblicos educacionais.

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