Resumo Trabalho

PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA

Autor(es): CINTIA DE ASSIS RICARDO DA SILVA, ALEXANDRE CARVALHO DA SILVA, LARA DOS SANTOS VILLAR, JULIANA FRANÇA DA COSTA e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

O texto um recorte de pesquisa, apresentando anlises da prtica pedaggica nas aulas de Educao Fsica em turmas do Ensino Mdio do Colgio Pedro II, Campus Engenho Novo II (CENII), com nfase na participao discente. A pesquisa busca subsidiar a equipe de Educao Fsica com informaes para aes pedaggicas reconhecidas como significativas pela comunidade escolar, que representem incluso e identidade de seus membros. Destacamos a participao discente nas aulas e nos Jogos Interculturais, onde o fomento do dilogo como democratizao de vivncias que valorizem as diversas manifestaes das prticas nas aulas; o incentivo do protagonismo juvenil em relao cultura corporal; e ampliao do exerccio democrtico no currculo so objetivos caros. Este processo trouxe inquietaes: participao discente na construo das aulas e dos Jogos Interculturais; desafios dessa proposta; e ampliao e/ou ressignificao da cultura corporal no discurso discente. Trata-se de pesquisa-ao, nos encontros e formao continuada no Laboratrio de Criatividade, Incluso e Inovao Pedaggica (LACIIPED). A pesquisa qualitativa e interpretativa. As anlises partiram de recortes de narrativas presentes nas autoavaliaes discentes do Ensino Mdio do CENII. Consideramos importante a ampliao das modalidades diversificadas nas aulas, implementando motivao para alm das aulas, compondo o universo cultural dos alunos. Baseamo-nos na Teoria Social Cognitiva, de Bandura, que sinaliza a necessidade de focalizar, didaticamente, metas de aprendizagem em oposio as metas de execuo. Percebemos as maneiras diferentes dos discentes vivenciarem a incluso e cidadania, a partir de liderana e inovao nos processos escolares.

Veja o artigo completo: PDF