Resumo Trabalho

AS EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A LITERATURA NA/PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES-AUTORES

Autor(es): JACQUELINE MARTINS DA SILVA, LILIANE BALONECKER DALUZ, FERNANDA DE ARAÚJO FRAMBACH

Considerando a importncia das experincias com a leitura e a literatura como parte do processo formador dos sujeitos, propomos refletir a respeito da concepo de linguagem, leitura e literatura pela perspectiva dialgica, como lugar de interaes e de formao tica, esttica e intelectual. A discusso sobre tais temticas traz ideias fundamentadas em tericos, bem como nas relaes de dilogo constitudas nos processos de construo do conhecimento. Alm disso, buscamos discutir sobre as potencialidades da leitura e da literatura, reconhecendo-as como potncia para empoderamento e (trans)formao, pois nos abrem um leque de possibilidades. As anlises so articuladas a enunciaes de professoras que atuaram na Rede Municipal de Educao de Niteri com formao de professores, no perodo de 2014-2016, que trazem contribuies, a partir de suas histrias e experincias, sobre relaes com a leitura, os livros e suas formaes como leitores-autores. A abordagem destas questes, ancorada na narrativa como aporte terico-metodolgico, apontam para a importncia de reescrevermos nossas prprias histrias por meio da leitura, pois as experincias literrias podem nos mover contra a fora do sistema que tenta nos moldar.

Veja o artigo completo: PDF