Resumo Trabalho

PRÁTICA DE ENSINO E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: LUGAR DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E DE DISTINTAS FORMAS DE LIDAR COM O FAZER DOCENTE

Autor(es): ANA PAULA DE ABREU COSTA DE MOURA

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida Extenso Universitria, Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado: espaos de investigao sobre a centralidade da prtica na construo da identidade do docente da EJA. O trabalho de pesquisa est vinculado ao Laboratrio de Investigao, Ensino e Extenso de Educao de Jovens e Adultos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na etapa a que esse trabalho faz referncia buscamos trazer reflexes sobre o papel da Prtica de Ensino e do Estgio Supervisionado para o fortalecimento dos processos formativos dos docentes. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizamos os seguintes procedimentos metodolgicos: registro de discusses de sala de aula e dos relatos dos alunos da disciplina; estudo de relatrios e anlise de todo o material coletado. Como resultado podemos apontar que a construo de um olhar investigativo sobre o espao do estgio e o encontro com a realidade dos sujeitos da EJA vem contribuindo para ampliar o dilogo entre a universidade e a educao bsica, trazendo elementos para afirmarmos que a disciplina Estgio Supervisionado e Prtica de Ensino em Educao de Jovens e Adultos um espao potente capaz de propiciar o fortalecimento da construo da identidade docente.

Veja o artigo completo: PDF