Resumo Trabalho

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Autor(es): MARIA ELIZABETH BATISTA MOURA DINIZ e orientado por KATIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento no Curso de Mestrado Profissional em Prticas da Educao Bsica do Colgio Pedro II, que tem como objetivo geral construir, experimentar e aprimorar um material educacional fundamentado na teoria da autorregulao que subsidie a ao de professores para ensinar situaes-problema nas aulas de matemtica para o 5 ano do Ensino Fundamental. A origem da pesquisa em andamento, cujos dados parciais sero apresentados no presente trabalho, provem de lacunas observadas pela autora no processo de ensino-aprendizagem na rea da Matemtica, em especial, na resoluo de situaes-problema, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procurou-se analisar e identificar estudos sobre a autorregulao da aprendizagem e a resoluo de situaes-problema em Matemtica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no perodo de 2008 a 2018 em trs bases de dados: anais dos trabalhos da Associao Nacional de Ps-graduao e Pesquisa em Educao (ANPED), do Portal Peridicos Capes e da Educao Matemtica em Revista (EMR) da Sociedade Brasileira do Ensino de Matemtica (SBEM). Foram encontrados poucos trabalhos com essa temtica e percebe-se a necessidade de se produzir pesquisas nesse campo, pois h evidncias que apontam que estudantes apresentam dificuldades para resolver problemas em Matemtica e, consequentemente, um baixo rendimento que, muitas vezes, ocasiona um alto ndice de reprovao na disciplina de Matemtica e contribui para o processo de excluso dentro da escola.

Veja o artigo completo: PDF