Resumo Trabalho

AUTOEFICÁCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA A PARTICIPAÇÃO EM ESPORTES E EM JOGOS CONVENCIONAIS: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO POR MEIO DOS JOGOS INTERCULTURAIS

Autor(es): RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, CINTIA DE ASSIS RICARDO DA SILVA, MÁRCIO NOGUEIRA DE SÁ, CATHARINA ROMEIRO e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

O trabalho um recorte de um projeto de pesquisa e analisa indicadores de crenas de autoeficcia de estudantes do Ensino Mdio para participao em esportes e em jogos convencionais, nos II Jogos Interculturais do Campus Engenho Novo II (CENII). Este evento anual para os discentes do Ensino Mdio do Colgio Pedro II (CPII), sendo organizado por alunos e mediado pela equipe de Educao Fsica. Trata-se de uma pesquisa-ao, qualitativa, com natureza interpretativa, promovida pelo Laboratrio de Criatividade, Incluso e Inovao Pedaggica (LACIIPED), composto por docentes e discentes da Educao Bsica, licenciandos e pesquisadores de instituies de Ensino Superior. O corpus de anlise constituiu-se de formulrio digital, aplicado por meio da plataforma surveymonkey.com. Baseado nesses resultados, houve reunies para organizar equipes, garantindo equidade e aumento da participao discente. Organizaram equipes mistas, com alunos e alunas, baseados em um questionrio que inclui a autodeclarao do desempenho de meninos e de meninas. O objetivo foi agrupar os alunos baseando-se no querer participar jogando e no somente em ganhar. A percepo da autoeficcia pde possibilitar aos discentes o exerccio de buscar, da melhor maneira, atingir e/ou superar seus objetivos e, nos processos de aprendizado, ser uma ferramenta para avaliar constantemente suas decises frente aos desafios que podem surgir em situaes pedaggicas.

Veja o artigo completo: PDF