Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO GRUPAL NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Autor(es): MELISSA RUAS DA FONSECA, LUCIENE CERDAS e orientado por REJANE MARIA DE ALMEIDA AMORIM

Nesse trabalho trazemos uma discusso sobre a aplicao de uma proposta metodolgica que foi nomeada como Estaes do Conhecimento, a partir das contribuies do Projeto de Extenso A Parceria Escola Universidade na alfabetizao das crianas e na formao inicial dos alfabetizadores que est voltado para discutir o quanto metodologias interativas colabora para o avano na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. As Estaes do Conhecimento foram inspiradas na metodologia de circuito de Bolzan (2013) que consiste em atividades dirigidas concomitantemente e em forma de circuito, onde os alunos devem estar divididos em pequenos grupos e apresentados a uma temtica que dar origem as atividades, que devem estar interligadas entre si e favorecer uma maior interao grupal. Para a realizao da metodologia utilizamos a temtica gnero textual fbula e construmos com a turma atividades dinmicas que envolviam escrita espontnea, conscincia fonolgica, produo textual e usos e funes da leitura e da escrita. A abordagem da pesquisa parte de um vis qualitativo atrelado Pesquisa-Ao e objetiva avaliar as potencialidades da interao grupal atravs das estaes do conhecimento na aprendizagem da leitura e da escrita de crianas do quarto ano em processo de alfabetizao de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os resultados do estudo foram positivos visto que partiram de atividades significativas para os alunos, os fizeram colocar em voga seus conflitos cognitivos a partir da reflexo de seus colegas e nos colocaram diante da percepo do quanto essa metodologia interativa precisa ser invocada em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF