Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DO PIBID PEDAGOGIA UFRJ

Autor(es): GABRIEL MURILLO ROCHA DA CRUZ, REJANE AMORIM e orientado por REJANE MARIA DE ALMEIDA AMORIM

Estar na sala de aula com uma turma de alfabetizao, consiste em desenvolver saberes especficos. Estes saberes, s podem emergir quando o licenciando entra em contato com o cotidiano escolar. Pois o espao da universidade, historicamente, se consituiu como lcus dos conhecimentos tericos e filosficos da educao se distanciando da escola. Pensando nesta necessidade, desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia (PIBID). O objetivo geral desta pesquisa analisar a relao do PIBID com a formao inicial docente dentro do campo da alfabetizao. O mtodo a ser utilizado estudo de caso analisando a trajetria de quatros bolsistas atravs de um questionrio e portflio construdo pelas mesmas. A pesquisa entende que a formao do licenciando passa na relao universidade- escola. Entendendo que a formao para o ensino da leitura e da escrita passa pelo saber da experincia.

Veja o artigo completo: PDF