Resumo Trabalho

CAPOEIRA VEM DE BERÇO: UM PROJETO DE RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NA CRECHE

Autor(es): ANA CAROLINA LACORTE LIMA, LILIAN DOS SANTOS FERREIRA e orientado por PROF. DR. AMAURI MENDES PEREIRA

Este trabalho se debrua em um relato da anlise etnogrfica do projeto pedaggico Capoeira vem de bero. O mesmo foi desenvolvido dentro de uma creche da rede pblica municipal do Rio de Janeiro, onde somos professoras regentes da turma do Berrio. No ano de 2018, passamos a oferecer a prtica da capoeira como uma oficina, desenvolvida por uma docente da equipe. Consequentemente o trabalho passou a integrar o Projeto Poltico Pedaggico da creche, contemplando os contedos de relaes tnicorraciais afro-brasileiro (Lei 10.639/03) e indgena (Lei 11.645/08). Semanalmente, as quatro turmas recebem a visita da Professora que praticante de capoeira. A proposta leva a capoeira a ser explorada a partir das diferentes linguagens que a constitui: corporal, musical, imagtica, verbal, teatral, sonora, social. Alm disso, questes como a afetividade, racismo, representatividade e respeito ao prximo, so temticas intrnsecas em todos os encontros da atividade. A capoeira um dos elementos da cultura brasileira que mais encontra abertura dentro do espao escolar, e dessa forma, se traduz como grande ferramenta para o trabalho com vistas uma educao antirracista. A cultura negra ainda relacionada um imaginrio discriminatrio, sendo muitas vezes atrelada s religies de matrizes africanas. Encontramos na interao de todos os sujeitos da comunidade interna com a capoeira, principal aliado de uma educao que considere todos ns como parte fundamental do processo pedaggico, e contnuos aprendizes em desconstruo.

Veja o artigo completo: PDF