Resumo Trabalho

O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): REFLEXÕES E ANÁLISES A RESPEITO DO PROCESSO DE INCLUSÃO COMO PR

Autor(es): ANDRE LUIZ GOMES E SOUZA, FLAVIA COSTA LIMA DUBBERSTEIN

O PROEJA (Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na modalidade de Educao de Jovens e Adultos), do Instituto Federal do Esprito Santo (IFES) trata-se de um programa proposto como uma alternativa no processo de formao de trabalhadores no Brasil, por se compreender como integrao das modalidades de Educao de Jovens e Adultos (EJA) e ao mesmo tempo Educao Profissional, visando alm da certificao tcnica, a elevao da escolaridade. Nessa perspectiva, pressupomos que o PROEJA corresponde uma proposta de formao profissional e do ensino mdio para queles que historicamente foram excludos da escola. Considerando a atual realidade brasileira, como entraves dos Governos, no que se refere garantia do direito de todos os cidados a terem acesso educao pblica, gratuita e de qualidade, nosso trabalho apresenta uma parceria desenvolvida entre o municpio de Vila Velha e o IFES. Por meio desta, intentamos conscientizara os alunos das 8 sries, por meio da importncia de ingressar, passando pelo processo seletivo, e aps tantos anos de excluso, esse grupo ter a possibilidade de ser aproveitado com o aprendizado tcnico aliado formao humana. Nosso olhar considera um diagnstico observado especificamente na UMEFTI Macionilia Maurcio Bueno. Os resultados vm sendo satisfatrios, pois a cada ano, os trabalhos desenvolvidos pelos professores nas Unidades de Ensino, traz como desdobramento o aumento na participao do aluno e o interesse em estudar em uma instituio com tamanho prestgio e reconhecimento pela oferta de ensino de qualidade em nvel de Brasil e no estado do Esprito Santo. Palavras-chave: PROEJA; formao humana; incluso; municpio de Vila Velha.

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