Resumo Trabalho

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO JOGO ARGUMENTATIVO IMPLÍCITO NAS DCN (2006) PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Autor(es): CLARA CORRÊA DA COSTA, HELENICE MAIA GONÇALVES

Analisando a produo acadmica atual sobre formao de professores no Brasil, fica exposta a negligncia com que vem sendo tratada a formao pedaggica ao longo das dcadas. Embora o modelo de formao do curso de Pedagogia tenha sido alvo de inmeras crticas ao longo dos anos e novas propostas tenham surgido, a legislao vigente ainda contm ambiguidades e indefinies que constituem grandes desafios a serem superados. Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais ampla e teve como objetivo analisar o jogo argumentativo implcito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, implementada em 2006. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se Teoria da Argumentao, proposta por Cham Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, com base na Nova Retrica, por nos permitir uma investigao com base no discurso a partir da inteno do locutor de persuadir seu auditrio. Das anlises desenvolvidas, possvel inferir que, apesar das mudanas ocorridas na legislao, na tentativa de se buscar uma maior articulao entre teoria e prtica, o prprio documento evidencia que essa articulao insuficiente para o exerccio da profisso docente, precisando ser complementada pela formao continuada, sendo a sua consolidao possvel apenas no exerccio da profisso. A ausncia de continuidade com a qual a legislao brasileira para a formao de professores foi sendo implementada, suas contradies e ambiguidades vm dificultando ainda mais a concretizao de aes em direo evoluo dos processos de formao docente.

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