Resumo Trabalho

USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TECENDO CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autor(es): RENATA BARBOSA DIONYSIO

O presente estudo vem lanar luz ao Ensino de Cincias para Surdos a partir das potencialidades de uso das imagens. A origem de investimentos na visualidade vem das caractersticas de comunicao do Surdo que parte da relevncia que a viso assume na sua experincia como sujeito social e cultural. O aspecto imagtico inerente da Cultura Surda seja pela lngua de sinais ou pelas expresses corporais e gestuais, trazem especificidades que podem servir para sejam pensadas novas formas de apreenso, aprendizagem e expresso no Ensino de Cincias. Para isso, foram trazidos aspectos da Educao de Surdos, aspectos da Visualidade e Cultura Surda, Linguagem Imagtica e Semitica da Imagem como forma de pensar um Ensino de Cincias que contribua efetivamente para sua formao como sujeito social e favorea sua leitura de mundo de forma crtica.

Veja o artigo completo: PDF