Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRÁTICAS NÃO-FORMAIS E ENSINO DE GEOMETRIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE ABORDAGEM

Autor(es): JOYCE ALVES

De maneira geral, a matemtica uma disciplina temida nas escolas, havendo um senso comum sobre ser algo difcil, complicado (SILVEIRA, 2011). De maneira mais especial, a geometria parece ser ainda mais difcil (SALIN, 2013), uma vez que se apresenta como ainda mais distante da realidade em que os alunos esto. Tal fato deve-se, em grande parte, forma como a geometria abordada nas escolas: via de regra, de maneira axiomtica, apenas pela resoluo de questes e problemas. A despeito das orientaes dos documentos oficiais, pouca preocupao dispensada a um ensino mais contextualizado um problema que, por vezes, pode ser percebido desde a formao universitria. Em um contexto de educao matemtica, tal cenrio certamente merece destaque e observao. O presente trabalho, portanto, objetiva trazer uma discusso sobre o ensino de geometria para alunos do 6 ano do ensino bsico, a partir do recurso das prticas educativas no-formais, buscando aproximar o ensino de geometria da realidade desses alunos, associando-o com atividades e aes cotidianas. O contexto de pesquisa desenvolveu-se em uma escola da rede particular do Estado do Rio de Janeiro, com resultados que apontam para uma maior compreenso dos contedos abordados, assim como uma maior capacidade de percepo e construo de formas geomtricas.

Veja o artigo completo: PDF