Resumo Trabalho

PROCESSOS EDUCATIVOS DE LEITURA E ESCRITA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autor(es): MARCIO BERNARDINO SIRINO, PATRICIA FLAVIA MOTA, ARTHUR VIANNA FERREIRA

Abordamos neste artigo uma discusso referente aos processos educativos inseridos no Programa Novo Mais Educao (PNME), fruto da percepo de uma inclinao poltico-pedaggica para o trabalho focalizado nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, por meio da ampliao da jornada escolar dos educandos do ensino fundamental, neste programa do governo federal. Com a clareza do avanar histrico sobre a concepo de alfabetizao, no Brasil, entendemos como sendo relevante problematizar como o referido Programa percebe essa temtica, sobretudo quando, por meio de testes padronizados, busca avaliar as habilidades em duas reas do conhecimento que compem o Acompanhamento Pedaggico e so privilegiadas na organizao do tempo. Sendo assim, trazemos, nesta produo, as especificidades do PNME e uma discusso terica sobre a alfabetizao na busca por ampliarmos a compreenso sobre como a leitura e a escrita pensada-praticada nos diferentes cotidianos escolares.

Veja o artigo completo: PDF