Resumo Trabalho

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO

Autor(es): CAMILA DUARTE DE SOUZA, JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES

O presente artigo objetiva analisar, por intermdio de uma pesquisa de cunho qualitativo, as representaes sociais de alunos das reas de Letras e Pedagogia e de professores da educao bsica em relao escrita de textos acadmicos. Para tanto, foi aplicado um questionrio semiestruturado em um curso de extenso voltado para o estudo de gneros acadmicos em uma universidade pblica do Rio de Janeiro. Neste caminho de investigao, os Estudos do Letramento e a Teoria das Representaes Sociais foram os pressupostos tericos utilizados. Entre os resultados, destacam-se a resenha como gnero acadmico mais solicitado pelos docentes bem como uma representao social da universidade (e de suas prticas letradas) como uma instituio altamente exigente em relao ao ensino mdio e educao bsica como um todo.

Veja o artigo completo: PDF