Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DO CORPO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ALGUNS ACHADOS DE PESQUISA EM UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO

Autor(es): GEOVANI FALCONI GLÓRIA, PATRÍCIA VIEIRA BONFIM

Nas ltimas dcadas, um dos desafios da Educao Bsica, em especial do Ensino Mdio, no apenas possibilitar o acesso dos estudantes escola, mas, sobretudo, a permanncia e o xito. Tendo em vista essa questo, em 2010 foi elaborado um Termo de Acordo de Metas e Compromissos assinado entre o Ministrio da Educao e os 38 Institutos Federais no Brasil. Nesse documento, sinalizou-se que tais instituies de ensino deveriam alcanar a mdia de 80% na eficincia de formao acadmica de seus estudantes. Considerando essa mdia como parmetro, o propsito da pesquisa em andamento discutir os primeiros resultados do perfil de formao dos docentes que atuam em um curso de ensino mdio integrado, que obteve resultados satisfatrios em um Instituto Federal mineiro. A metodologia abarcou dados levantados no banco eletrnico do Sistema Nacional de Informaes da Educao Profissional e Tecnolgica (Sistec) do Governo Federal, nos documentos institucionais e na Plataforma Lattes. Os resultados apontam que, dos 14 docentes analisados, nove mulheres e cinco homens, mais de 85% so servidores pblicos federais efetivos em regime de dedicao exclusiva e 78,57% esto vinculados a Grupos de Pesquisa na instituio em que exercem a docncia e/ou nas instituies que cursam ou cursaram ps-graduao stricto sensu. Verificaram-se, ainda, outros espaos e tempos de formao, como os projetos de cunho extensionista interdisciplinar e os cursos no Brasil e no exterior.

Veja o artigo completo: PDF