Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EMANCIPADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autor(es): DANIELA PEREIRA NETO DE QUEIROZ, WILLIAM VINICIUS PINTO, LUCÉLIA MARIA DA SILVA, FRANZ CARLOS OLIVEIRA LOPES e orientado por MAURÍCIO PEDRO DA SILVA

A Educao de Jovens e Adultos uma conquista carregada de inmeros desafios, pois no se limita apenas no ato de alfabetizar, mas tambm buscar compreender e ressignificar as complexidades, supostamente, existentes nas turmas heterogneas que compem essa demanda educacional, trazendo consigo os seus costumes, valores e tradies distintas, bem como a diversidade etria e as experincias de vida, modo de interpretar o mundo e conhecimentos socioculturais. Por este motivo deve ser dada a devida importncia ao conhecimento emprico trazidos dos estudantes, para que a aprendizagem seja uma fuso entre conhecimento popular e cientfico, a ensino aprendizagem. O objetivo desse trabalho demonstrar por meio da literatura como os conhecimentos empricos dos alunos podem contribuir na construo didtica e no processo de aprendizagem, transformando a sala de aula num lugar de troca de conhecimento, entre os alunos e entre o aluno e professor, desse modo, reconhecendo o valor que o saber popular no contexto educacional, principalmente, na EJA que pode despertar um maior interesse em aprender, criando hipteses e obtendo respostas juntos, num processo continuo e sistmico de trocas entre todos os envolvidos direta e indiretamente no mbito escolar. Podemos ter como ferramenta de superao para essas dificuldades, a Educao Popular, pois esta se diferencia da educao bancria, que se apropria de tcnicas como por exemplo o crculo de cultura, que so espaos de desenvolvimento da dialogicidade do sujeito, que por meio do saber popular auxilia o homem a enxergar o mundo com os prprios olhos.

Veja o artigo completo: PDF