Resumo Trabalho

A PRODUÇÃO DE UM CONCEITO DE EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS ESCOLARES

Autor(es): SYLVIO PECORARO JÚNIOR e orientado por CRISTIANE MOREIRA DA SILVA

A pesquisa que ora se apresenta tem por objetivo verificar o conceito de educao disseminado nas propagandas das escolas particulares que trabalham com pr-vestibular na cidade de Petrpolis - RJ. Para tanto uma breve reviso sobre a histria da educao foi realizada com o intuito de compreender as transformaes ocorridas nesse campo durante os sculos. O aporte terico que orientou essa pesquisa diz respeito ao conceito de produo de subjetividade e a teoria ator-rede de Bruno Latour (2012), nesse sentido as propagandas foram acompanhadas como atores com agncia nessa complexa rede de relaes entre humanos e no humanos. As escolas selecionadas foram o CEMB, MV1, Pensi e pH. Atravs de uma pesquisa de campo, todas as propagandas veiculadas nas pginas do Facebook dessas escolas entre os dias 29 de maio de 2015 e 29 de maio de 2016, foram selecionadas para a anlise. A tcnica utilizada se constitui na anlise de contedo de Bardin (1977). As categorias revelaram que o conceito de educao disseminado nas propagandas dessas escolas dizem respeito uma educao que valoriza o acesso universidade, com o objetivo de conseguir bons empregos e melhores salrios, uma educao voltada para o mercado de trabalho. Em menor escala se manifestaram categorias que tangem a uma educao que ultrapassa a maneira tradicional de ensinar. A pesquisa se justifica pelo imenso nmero de propagandas de escolas particulares que circulam nas pginas do Facebook dessas instituies. Essa pesquisa lana luz para discutir o conceito de educao formulado por essas escolas.

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