Resumo Trabalho

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO TERREIRO DE UMBANDA E EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, RELAÇÕES NECESSÁRIAS.

Autor(es): PAULA DOS REIS MOITA e orientado por PATRICIA BASTOS

Da interseo de produes anteriores com a observao da rotina das relaes tecidas nas aes do Terreiro de Umbanda Centro Esprita Justia e Amor surge este estudo. Seu objetivo analisar prticas educacionais formais e informais dentro do cotidiano da Instituio implicaes no letramento, alfabetizao, educao tnico racial e empoderamento dos indivduos. A investigao tem por metodologia o estudo de caso, privilegiando para coleta de dados a observao participante, a entrevista e a reviso bibliogrfica. Destacar e legitimar esta prtica educativa que acolhe a diversidade, abriga valores democrticos, se consolida como espao de formao do exerccio da cidadania, construo crtica dos conhecimentos e na formao do leitor/autor proficiente e letrado nesse LOCUS pouco explorado pela Academia, constitui elemento relevante, de contribuio significativa para que se efetive e expanda mais prticas educacionais que possibilitem ao indivduo descobrir o que querer, construir maneiras diferentes de pensar e agir, ampliando amplia as possibilidades de resistncia de minorias e da educao tnico racial.

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