Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS E DINÂMICAS NA CULTURA DIGITAL

Autor(es): SALETE DE FÁTIMA NORO CORDEIRO

Este trabalho objetiva contribuir com as reflexes acerca da formao de professores no contexto da cultura digital. A problemtica central envolve a chegada das tecnologias digitais nas escolas da rede pblica atravs de diversos modelos de dispositivos e as oportunidades de formao que so oferecidas para o corpo docente. O objetivo geral nesse momento analisar as maneiras como os professores percebem a chegada dessas tecnologias e quais so as concepes de educao e tecnologias que permeiam os processos de formao. A metodologia desenvolvida parte dos referenciais da pesquisa qualitativa e dos estudos do cotidiano. Os dados apresentam de maneira geral, forte presena de uma concepo instrumental na formao desses educadores, focada no dispositivo digital e na tecnologia em si, o que acarreta a necessidade de se repensarem essas concepes e outros processos formativos. Entretanto, surgem maneiras outras de fortalecer esses professores quando percebemos dinmicas mais horizontalizadas de formao, que chamamos de estruturantes, chegando no cho da escola. Como resultado podemos apontar que somente compreendendo o contexto da cultura digital, suas possibilidades, seus desafios, que poderemos desenvolver propostas de formao de professores que incentivem processos estruturantes do ensinar e aprender, mobilizando o protagonismo e a autoria tanto de professores como de alunos.

Veja o artigo completo: PDF