Resumo Trabalho

LETRAMENTO E AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO 2ª LÍNGUA POR ALUNOS SURDOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES DO AEE.

Autor(es): ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER FERREIRA

O objetivo desta pesquisa investigar os efeitos das estratgias metodolgicas utilizadas no AEE no processo de letramento e aquisio da Lngua Portuguesa enquanto segunda lngua nas salas de recursos multifuncionais da Rede Pblica Estadual de Ensino de Teresina-PI. A alfabetizao na Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS semelhante com as dos ouvintes, no que diz respeito memorizao, j para a prtica de letramento explorado por meio de experincias e das diferenas entre significaes do contexto aprendido e compreendido. Tal objetivo foi estabelecido pela constatao de que grande parte dos Surdos apresentam dificuldades para atribuir sentido no que l, ou seja, apreendem a codificar e decodificar, mas possuem claramente dificuldades em interpretar e compreender um texto. Assim, partimos da seguinte problemtica: de que forma as estratgias metodolgicas utilizadas no AEE influenciam no processo de letramento e aquisio da lngua portuguesa escrita enquanto 2 lngua pelo Surdo. Este estudo fonte de pesquisa de importantes autores como: Lodi (2012), Slomski (2010), Quadros (2008), Salles (2004), e Moura (2000), dentre outros. Os resultados obtidos por meio da anlise na coleta de dados nos levaram a considerar que as dificuldades na aquisio da lngua portuguesa pelo Surdo so grandes na maioria das salas multifuncionais, contudo, nos centros pesquisados a realidade vem sendo positiva, tendo em vista presena do professor de Lngua Portuguesa em parceria com os professores de Libras, na escola visitada, a falta destes professores em parceria contribui de forma significativa para essa dificuldade.

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