Resumo Trabalho

IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL: A COR DA PELE

Autor(es): RAFAEL CORREIA LIMA, ALLYSSON FERREIRA RODRIGUES SANTOS, MAXIMILIANO JOSÉ CARVALHO VARJÃO

A pesquisa faz uma anlise quali-quantitativa sobre a identidade tnico-racial dos alunos do ensino mdio da E.E. Kakunosuke Hasegawa, na cidade de Itaquaquecetuba-SP, envolvendo nela questes sobre a cor da pele e suas implicaes de pertencimento no contexto escolar para alcanar dados estatsticos, exclusivamente voltados ao empoderamento da identidade tnico-racial negra. H tempos vm se questionando acerca da desigualdade profissional e social que ocupa a classe trabalhadora e outros posicionamentos sociais impostos pela identidade racial atrelado a cor da pele. A pesquisa faz um levantamento sobre a atual legislao brasileira sobre a temtica, incluindo os direitos exclusivos a educao e a cultura do homem negro. importante ressaltar que os questionrios aplicados colocam os entrevistados na posio de empoderamento e de reconhecimento da sua identidade tnico-racial. Com os resultados possvel refletir sobre as aulas brancas propostas pelos professores, para alunos pretos, realidade escolar e a recomendao de uma reformulao sobre as situaes de aprendizagens voltadas para os alunos, respeitando o seu espao scio-educacional. Ao final se observa a predominncia da cor da pele da instituio pesquisada e outras informaes pertinentes a identidade tnica/racial.

Veja o artigo completo: PDF