Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SABERES CONTINUAMENTE PRODUZIDOS

Autor(es): CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE e orientado por MÔNICA VASCONCELLOS DE OLIVEIRA FARIAS

A presente pesquisa tem por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuies do Programa de Educao Tutorial/PET, na formao e na produo de saberes profissionais dos envolvidos. A literatura que aborda esta temtica informa que, por um lado, no h unanimidade por parte dos estudiosos acerca das relaes que se estabelecem no que diz respeito aprendizagem docente e ao desenvolvimento profissional. Por outro lado, parece haver consensos pontuais que, na compreenso de Nvoa (2009), giram em torno da necessidade de: 1) passar a formao de professores para o interior da atividade profissional; 2) gerar novas composies relativas organizao da profisso; 3) fortalecer a dimenso pessoal e a participao pblica dos professores. Em acordo com o objetivo proposto entrevistaremos individualmente os licenciandos ligados ao referido Programa (PET), a partir da utilizao de um roteiro semiestruturado elaborado previamente. Analisaremos, ainda, documentos, fichas de avaliao e demais registros produzidos pelo grupo PET em questo. Em consonncia com as recomendaes relativas ao desenvolvimento de pesquisas qualitativas (ALVES-MAZZOTTI e GEWANDSZNAJDER, 2002) este conjunto de dados ser organizado, descrito, confrontado entre si e analisado em sintonia com o referencial terico delimitado. As informaes preliminares da pesquisa decorreram da anlise das fichas de avaliao utilizadas pelo respectivo grupo durante o perodo de vinculao no programa, em sintonia com o referencial terico. Acreditamos que esta pesquisa nos auxiliar a melhor compreender, rever e propor aes voltadas formao docente, afinadas com as demandas do ambiente profissional.

Veja o artigo completo: PDF