Resumo Trabalho

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO GLOBAL DOS ESTUDANTES EM UM CONTEXTO DE SELETIVIDADE E EXCLUSÃO: ENTRE OS CICLOS E AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

Autor(es): NATHALIA CHRISTINE SANTOS CORRÊA DA SILVA e orientado por ANDREA ROSANA FETZNER

Esta pesquisa parte da observao de que a enturmao escolar em ciclos foi concebida como uma possibilidade de questionar o sistema excludente imposto pela lgica seriada, representando, assim, parte de um projeto de democratizao da escola pblica. Todavia, a anlise dos estudos na rea da Educao demonstra que o debate sobre a organizao em ciclos e suas possibilidades vem sendo arrefecido enquanto se fortalece o discurso sobre uma qualidade educacional referenciada por ndices. Nesse contexto, duas lgicas passam a coexistir no espao escolar: a lgica dos ciclos, fundamentada na humanizao e na formao global do estudante; e a lgica das avaliaes externas, pautada pela seleo, hierarquizao e responsabilizao, sobretudo de escolas e professores. Diante desse antagonismo, busca-se identificar como se efetivam as duas lgicas em escolas do Municpio de Nova Iguau; quais as influncias de uma sobre a outra; e quais as possibilidades de superao, em prol de uma escola mais solidria e democrtica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realiza a reviso de artigos, o estudo de documentos e entrevistas com sujeitos que atuam nos ciclos. Como resultado, foram observadas interferncias das avaliaes externas sobre as prticas docentes, com indcios de uma preocupao originada pelas prprias educadoras para que os estudantes obtenham bons resultados. Entretanto, tambm foi possvel perceber aes que ultrapassam os limites impostos pelas avaliaes externas, promovendo alternativas que fortalecem o estabelecimento de novas relaes escolares, fundadas no reconhecimento das diferenas.

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