Resumo Trabalho

CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE NA DESCONSTRUÇÃO DO ALUNO-PROBLEMA

Autor(es): MARCOS VENANCIO MENDES e orientado por FABRÍCIO RIBEIRO

Ao longo dos tempos, os alunos que eram considerados problemas para a escola foram alvos de estudos. O termo criana-problema foi empregado, pela primeira vez, em 1939 para nomear os alunos que eram considerados desajustados ou que tinham dificuldades de adaptao ao meio em que vivia. Porm, no decorrer do tempo, essa expresso foi ganhando novas significaes e ainda hoje, muito utilizado nas instituies escolares, o que influncia no processo de ensino/aprendizagem do estudante, colaborando para o seu fracasso escolar. Diante disso, esse trabalho teve por objetivo, compreender as principais contribuies da psicanlise na desconstruo do esteretipo do aluno-problema, assim como, identificar os efeitos causados na subjetividade do aluno perante a rotulao, entendendo que o fracasso escolar seja um deles. Para maior compreenso do tema, foi feito uma reviso da literatura cientifica, por meio de pesquisas bibliogrficas, adotando como base, a abordagem psicanaltica e autores que so referncias na temtica, o que norteou a elaborao desse estudo.

Veja o artigo completo: PDF