Resumo Trabalho

UMA PROPOSTA FACTÍVEL SOBRE A PRÁTICA CONCEITUAL DE “CULTURA” COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: O PENSAR, O AGIR E O SENTIR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(es): DANIELA DE SOUZA VIEIRA ALVES, GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES

O presente trabalho foi elaborado sob a tica do pensar na coletividade, ao qual os professores podem estimular e demonstrar em sala de aula a alunos jovens do ensino mdio. Trata-se, de uma prtica elaborada a fim de discutir com os adolescentes os fundamentos da Cultura, e para tanto, como pode-se aplicar tais conceitos nas prticas cotidianas do contexto escolar, especialmente nas aulas de Educao Fsica Escolar. Para tanto, esta pesquisa traz uma abordagem aos alunos os conceitos de Cultura e como esta pode interferir nas esferas sociais, como tambm demonstrar a compreenso pelo respeito mtuo entre as diferentes culturas. Em termos metodolgicos, tal prtica educacional exemplificadas por se tratar de um ensaio terico-prtico, elaborado pelos autores deste trabalho, ao qual planejam executar tal projeto em conjunto com os alunos do 3 ano do Ensino Mdio regular na disciplina de Educao Fsica, bem como aos outros componentes curriculares da turma em questo, a fim de desenvolver um projeto multidisciplinar. Espera-se que por se justificar de uma proposta factvel a ser executada, a prtica possibilite o desenvolvimento e utilizao de rgos e membros sinestsicos do pensar, do agir, e do sentir. Neste contexto, permite tambm a reflexo e percepo sobre a importncia das diferentes culturas que formam as nossas sociedades, visando o respeito pelo prximo. Conclui-se, portanto, que a partir da elaborao da proposta em questo, os alunos envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem podero melhor compreender as interferncias que permeiam o universo escolar, possibilitando que os mesmos tenham vozes na escola.

Veja o artigo completo: PDF