Resumo Trabalho

TEORIA E PRÁTICA: A DISSONÂNCIA ENTRE O QUERER E O FAZER NO ESPAÇO ESCOLAR

Autor(es): THAÍS DE OLIVEIRA AZEVEDO, JÉSSICA SILVA RANGEL, JÚLIA DOS REIS RODRIGUES, LAÍS SILVA ALCÂNTARA e orientado por LISETE JAEHN

Apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Didtica oferecida para diferentes Licenciaturas, tomando como ponto de partida autores que enfatizam a importncia e a necessidade de licenciandos/as estarem inseridos nas escolas, para alm das atividades obrigatrias do estgio curricular. Compreende-se que desta forma ocorre maior aproximao com o futuro espao de atuao profissional, alm de possibilitar o estabelecimento da relao terico-prtica. Neste trabalho dialogamos com os dados coletados nessa experincia, buscando refletir a nossa prpria formao em correlao realidade da escola bsica e pblica brasileira. Buscamos compreender os pressupostos polticos, pedaggicos e administrativos da unidade escolar, bem como a sua composio fsica, alm de acompanhar algumas aulas. Assim, a anlise emprica proporcionou reflexes em torno da profisso para a qual estamos buscando formao e sobre os desafios que encontraremos. Discordamos de toda prtica que suprime a liberdade na escola e aliena os educandos, pois, acreditamos numa educao democrtica e plural. Nesse sentido, defendemos que a reflexo crtica sobre as prticas pedaggicas e o dilogo entre docentes e discentes so fundamentais para a formao deste modelo escolar.

Veja o artigo completo: PDF