Resumo Trabalho

DIÁLOGOS TEÓRICO-PRÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA

Autor(es): JÚLIA ROCHA DA SILVA, RITA DE CASSIA DA SILVA NOGUEIRA, ISABELLA FAGUNDES MENDES, MONIQUE ROCHA VIDAL e orientado por LISETE JAEHN

Este trabalho resultado de um esforo de pesquisa na escola que buscou conjugar teoria e prtica a partir da disciplina Didtica, investigando tanto a realidade scio-econmica das crianas quanto as estruturas administrativa, fsica e pedaggica. A escola pesquisada foi uma unidade de educao infantil pblica, situada no municpio de Niteri/RJ. Com este trabalho pudemos desenvolver um novo olhar sobre a educao infantil, identificando a sua importncia na formao das crianas desde este nvel de ensino. Como resultado prtico em nossa formao pessoal e profissional, ressignificamos a palavra educao, atribuindo-lhe o sentido de: construir o amor pelo saber, pelo partilhar e ajudar na construo da autonomia do indivduo social; ensinar e aprender com as crianas; acreditar no ensino como uma experincia possvel de ser exitosa; que o professor no o centro do saber e do poder na sala de aula, mas, que indispensvel para mostrar caminhos na resoluo de problemas e na efetivao de uma aprendizagem ativa e significativa.

Veja o artigo completo: PDF