Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DOCENTE E O COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autor(es): DANIELLE CHRISTINA DO NASCIMENTO OLIVEIRA e orientado por DRª MAILSA CARLA PINTO PASSOS

A partir de um olhar sobre o cotidiano escolar, o trabalho prope uma reflexo em dilogo com os contos da professora e poeta brasileira, Geni Guimares (2001), para mostrar algumas situaes que se repetem cotidianamente: tenses, conflitos, negociaes e, urgncias, trazendo uma discusso que contribui para a produo de conhecimento em torno das prticas e dos processos identitrios da afrodispora e da formao docente. Essa discusso permite-nos observar a relevncia das experincias de uma estudante negra, ora revisitando memrias de infncia, ora contando-lhes dos dias atuais, uma vez que oportuniza-nos refletir e aprender acerca das narrativas de vida como formativas, e nos faz questionar que professoras ns somos/queremos ser e tivemos, a partir dos impactos causados pela ausncia ou presena das Leis 10.639/08 e 11.645/08, que alteram a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional (Conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB), para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena, e da outras providncias. Tais narrativas nos mostram os impactos causados nas escolas em consequncia da nossa sociedade historicamente racista e a urgncia de uma educao antirracista.

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