Resumo Trabalho

ESTUDOS DE GÊNERO NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONFLITOS E RESISTÊNCIAS DE UM CAMPO EM DISPUTA

Autor(es): THALITA REGINA DE OLIVEIRA PORTELA e orientado por PROF. DR. WILSON ALVIANO JUNIOR

Reconhecendo nas prticas pedaggica da professora e do professor de Educao Fsica um indispensvel papel para que seja alcanada uma Educao cada vez mais libertadora, buscamos como objetivo geral da pesquisa conhecer e analisar os currculos de formao docente em Educao Fsica, entendendo que so neles e atravs deles que as e os estudantes se constituem professoras e professores. Aqui entendemos currculo no somente enquanto um documento determinante de contedos a serem ensinados, mas sim como um artefato cultural e social. Dessa forma, determinamos como objetivos especficos identificar e analisar os conflitos que emergem dentro de um espao que nega e/ou invisibiliza a categoria gnero como um objeto de estudo. Para atingir os objetivos delimitados, utilizamos a abordagem terico-metodolgica dos estudos no cotidiano, executada atravs de uma imerso na Faculdade de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, observando as relaes que ali ocorrem, bem como na construo de um dirio de campo. Com base nos instrumentos e na abordagem terico-metodolgica, os resultados parciais revelam que a negao e/ou invisibilizao da categoria gnero se d primeiramente nas diretrizes curriculares, as quais no apresentam nenhuma disciplina obrigatria sobre o tema, o que gera inmeros conflitos causados pela resistncia daquelas e daqueles que reconhecem a sua importncia, buscando disciplina eletivas e se manifestando tanto nos espaos de aula, socializao e militncia e demais espaos formativos, transformando o currculo da formao docente em Educao Fsica em um espao de disputa.

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