Resumo Trabalho

VAMOS TOMAR UM CHÁ? A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es): MARISA LEAL, ANA PAULA DE ABREU COSTA DE MOURA, ANGÉLICA MORAES MATTOZINHO

A Matemtica est em toda parte e em todo lugar um mundo dentro do prprio mundo. Muitas vezes assusta alguns alunos que acreditam ser necessrio um dom especial para seu aprendizado, alm disso, muitos deles, principalmente os alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) a associam com reprovao e excluso do ambiente escolar. Tendo por objetivo a desconstruo dessa imagem da Matemtica, atravs de uma nova perspectiva sobre a relao ensino-aprendizagem dessa disciplina nos anos iniciais da EJA, surgiu ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar, atravs de oficinas pedaggicas, que buscavam evidenciar como que em fatos simples do cotidiano, como tomar um ch, produzir vinagre caseiro ou construir uma colcha de retalhos, a matemtica est presente. A inspirao para essa metodologia de trabalho surgiu a partir da nossa experincia com as turmas de Alfabetizao da EJA do Programa Integrado da UFRJ para Educao de Jovens e Adultos, uma ao extensionista coordenada pela Faculdade de Educao em articulao com o Instituto de Matemtica, a Faculdade de Letras, a Escola de Educao Fsica e Desporto e a Pr-Reitoria de Extenso. A proposta de oficina que pretendemos desenvolver articula abordagens tericas, com atividades prticas, na busca de estimular reflexes e abrir novas discusses sobre a apresentao de alguns contedos abordados.

Veja o artigo completo: PDF