Resumo Trabalho

OS IMPACTOS DA ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO, DECRETO-LEI Nº 13.415/17, NA FORMAÇÃO DOS JOVENS DE BAIXA RENDA E MINORIAS ÉTNICAS.

Autor(es): LUCIANA VIEIRA LOPES

Nas ltimas dcadas, a educao nacional sofreu repressivas aes de sucateamento, em termos de poltica educacional, investimento econmico e perspectiva cultural de formao, freando a possibilidade de avanos, a mdio e a longo prazo, de um projeto de sociedade democrtico e promotor da autonomia poltica, intelectual e social dos alunos. Pode-se problematizar a atual reforma do Ensino Mdio significa de igual modo questionar a validade da proposta de continuao dos estudos no Ensino Superior, argumentado pelo Decreto-Lei n. 13.415/17 como se, pelo atual modelo estrutural-curricular, fosse quase automtica essa transio. Ao que se percebe, a prescrio prevista pode resultar no contrrio, num retrocesso histrico que provocar na escola pblica a reduo de oferecimento de conhecimentos curriculares e, por conseguinte, falta de condies para a aprovao nas avaliaes de acesso ao Ensino Superior, por exemplo.Logo, este estudo se justifica pela manuteno irrestrita que a violenta dualidade social impe, cindindo a formao humana para estabelecer em sociedade de classes os que mandam e os que obedecem, ou seja, os que acessam o Ensino Superior e os que pela fragilidade das condies materiais de sobrevivncia so alocados nos incertos postos de trabalho resultantes do atual Ensino Mdio.Essa reforma restringe na base da formao no Ensino Mdio o acesso ao conhecimento humano, que na atualidade dos fatos tambm obsta ao acesso aos cursos superiores no contemplados pela formao anterior. Obviamente essa restrio no atingir os jovens com condies scio-econmicas favorveis, uma vez que sua escolarizao na iniciativa privada de ensino ter ofertado todos os 5 (cinco) itinerrios formativos.

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