Resumo Trabalho

O TRABALHO DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE

Autor(es): ANA PAULA DE CARVALHO MACHADO PACHECO, HELENICE MAIA GONÇALVES e orientado por HELENICE MAIA GONÇALVES

: O objetivo do estudo analisar o trabalho do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em trs escolas de dois municpios da Baixada Fluminense. Participaram da pesquisa qualitativa 19 profissionais, sendo, professores de classe regular, professores AEE, orientadores, estimulador, intrprete, responsveis pela Educao Especial e responsvel pelas Salas de recursos. Utilizamos tcnicas de investigao variadas como anlise documental, observao, aplicao de questionrio e realizao de entrevistas semi-diretivas. O material coletado foi tratado de acordo com seu contedo. A falta de horrio para planejamento conjunto, dificuldades para realizar trabalho colaborativo, atendimento em contra turno e precrias condies de materiais so os maiores desafios para a efetivao da Educao Inclusiva. Conforme os professores de classe regular, para que o professor de AEE nas SRM desenvolva seu trabalho necessrio capacitao, pacincia e respeito, cabendo-lhe reforar os contedos da sala de aula e a responsabilidade pelo sucesso da incluso. Os professores do AEE so, identificados como salvadores da ptria, pois diante das dificuldades enfrentadas para incluir o aluno, ele quem salva a escola e os alunos, tentando executar seu trabalho da melhor maneira possvel. So os heris, aqueles que retiram foras de onde no tm, que so capazes de realizar tarefas heroicas (FISCHMAN, 2009), sendo estas nada mais do que formas de sobrevivncia para encarar o cotidiano escolar. Os professores de AEE, no se veem nem como heris, nem como salvadores, consideram a incluso tarefa de toda escola e seu trabalho diferente de reforo escolar.

Veja o artigo completo: PDF