Resumo Trabalho

UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE PARES MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL LOCAL DE APRENDIZAGEM

Autor(es): LÉO RODRIGUES MACENA DOS SANTOS, LARISSA NOLDING NICOLAU, MICHAEL DOUGLAS DA SILVA SANTOS e orientado por FRANCISCO ANTONIO LOPES LAUDARES

As metodologias de ensino so representaes de tcnicas baseadas em procedimentos que auxiliam o processo de assimilao de determinado contedo pelo aluno. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo promover a aplicao de duas metodologias, a Peer Instruction (PI), que tem como foco a construo do conhecimento pela interao entre pares, e a da abordagem Predizer, Observar e Explicar (P.O.E.), que complementa a tcnica anterior, pois utiliza o conhecimento prvio do aluno para a reformulao e construo de conceitos, usando para isto uma situao problema e simulaes computacionais voltadas para o ensino e aprendizagem em fsica. A aplicao das tcnicas foi realizada em duas aulas de fsica introdutria, para verificar sua viabilidade como processo metodolgico para avaliar a aprendizagem do estudante. A primeira aula contou com baixa participao de alunos, o que modificou os critrios de aplicao do PI. Nesta primeira fase foi utilizada como recurso a ferramenta Google Forms para colher os dados e obter a anlise grfica de forma direta. J a segunda aula, cujo contingente de alunos aumentou significativamente, utilizou-se um recurso desenvolvido em um ambiente virtual, atravs da plataforma Moodle, em servidor local para tornar a prtica mais dinmica e acessvel. A anlise realiza-se a partir da comparao entre as respostas fornecidas pelos estudantes aos questionrios aplicados durante a prtica do PI, antes e depois de realizadas as atividades do P.O.E.. Atravs dessa comparao, pode-se avaliar, por meio grfico, a eficincia da prtica nestas ocasies, verificando a eficcia do uso sncrono do PI e do P.O.E..

Veja o artigo completo: PDF