Resumo Trabalho

PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO PARA VIDA ADULTA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autor(es): ANA CRISTINA DE CARVALHO e orientado por PROF.ª DRA. EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES

Acompanhando o processo de incluso laboral de pessoas com deficincia intelectual (DI), identificamos que ainda existem muitas dificuldades a serem enfrentadas, como sua insero no mundo do trabalho, devido a uma srie de preconceitos e desconhecimento quanto s suas potencialidades. Tencionando estudar esta questo, atravs da perspectiva terica baseada no conceito de deficincia intelectual da AAIDD e no modelo de funcionalidade, objetivamos apresentar um modelo de aplicao do Plano Individual de Transio(PIT) colaborando para tornar este processo mais eficaz, discutindo a transio para vida adulta de pessoas com DI. A metodologia aplicada utilizou-se de aspectos das pesquisas qualitativa e quantitativa, sendo que a validao do produto desenvolvido, priorizou pressupostos da pesquisa qualitativa. Observou-se que o PIT um instrumento que favorece o despertar vocacional, bem como uma ferramenta que introduz rotinas laborais, contribuindo para: a aquisio de conhecimentos e cumprimento de regras, deveres sociais e laborais. Foi constatado que ainda faltam informaes, tanto na formao como nas aes voltadas para esse campo de atuao, sendo preciso ainda transformar leis, pareceres, decretos, ideias e desejos em realidade, ou pelo menos buscar informaes que possam ser transformadas em formaes que resultem em aes para transpor barreiras e facilitar o processo de transio. Um programa eficaz de incluso laboral para pessoas com deficincia intelectual deve iniciar na escola, baseando-se num processo que inclua currculos diferenciados, capacidades individuais e potencialidades dos sujeitos envolvidos e ser acompanhado por um plano individualizado de transio.

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