Resumo Trabalho

A GINÁSTICA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E COMO POSSIBILIDADE PARA COMBATER PRECONCEITOS

Autor(es): POLIANE GASPAR DE CERQUEIRA

Historicamente excludente, elitista, seletiva e excludente, a prtica pedaggica da educao fsica durante muito tempo legitimou discursos e paradigmas que sustentavam diversos tipos de preconceitos. Atualmente, em uma viso mais progressista, as aulas de educao fsica constituem um espao mpar para se discutir, refletir e combater preconceitos que permeiam a sociedade. Partindo da ideia de que o preconceito o ponto de partida para que surjam e se consolidem toda e qualquer tipo de excluso e violncia, acreditamos que a ginstica constitui um caminho para o combate ao preconceito, pelo amplo leque de possibilidade que se abre ao utilizar o contedo nas aulas, permitindo a discusso de questes relacionadas ao sexismo, gnero, machismo e diferenas nas habilidades motoras e capacidades. A presena da ginstica no programa de educao fsica se legitima na medida em que possibilita ao aluno a interpretao subjetiva dos movimentos e a liberdade de vivenciar e recriar as aes corporais (COLETIVO DE AUTORES, 1992).O presente estudo tem como objetivo discutir a ginstica enquanto contedo das aulas de educao fsica para o ensino fundamental 1 e como possibilidade pra combater preconceitos.

Veja o artigo completo: PDF