Resumo Trabalho

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es): CREMILDA BARRETO COUTO

O presente artigo tem como objetivo refletir as polticas pblicas de formao docente a partir de um relato de experincia. Traz como principal questo: Como a formao a partir da pesquisa pode contribuir com a formulao de polticas pblicas para a formao docente? A relevncia da temtica se d devido ao momento atual da educao e ideia de que o formato tradicional dos cursos no contribui com uma formao reflexiva e consistente para as necessidades da sala de aula. O lcus que possibilita esse olhar reflexivo em torno da formao docente o Centro de Formao Professora Carolina Garcia - CFCG em Maca/RJ, espao oficial de formao docente. O artigo apresenta o relato de experincia de formao docente, tendo como eixo de discusso a avaliao, a partir de um curso desenvolvido em 2017. O resultado da experincia aponta para possibilidades de elaborao de outros formatos de cursos e de encaminhamentos para polticas pblicas de formao docente.

Veja o artigo completo: PDF