Resumo Trabalho

O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES E DIÁLOGOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Autor(es): JULIANA MARQUES PAIVA DE SOUZA, MARCO ANTONIO SANTORO SALVADOR

A escola brasileira como conhecemos atualmente apresenta mecanismos que vm sendo exercidos em seu interior de modo a controlar as aes ali realizadas. Tais condutas apresentam-se naturalizadas na sua organizao. H uma tentativa de manter um ambiente srio e silencioso, que pode vir a dificultar outras possibilidades de expresso, tais como as vivenciadas nas atividades ldicas. Nesse contexto, as prticas pedaggicas pouco dialogam com os alunos criando um distanciamento entre eles. Contudo, torna-se interessante refletir acerca da contribuio do ldico na construo do conhecimento devido a possibilidade de superao do paradigma tradicional escolar que cerceia o corpo e o movimento da prtica pedaggica. Para tal, a pesquisa objetiva investigar as possibilidades da construo do conhecimento por meio de atividades ldicas pautadas nas metodologias ativas no contexto de sala de aula do segundo segmento do Ensino Fundamental. Ser construdo e aplicado um curso de extenso no Colgio Pedro II voltado para os professores atuantes desta etapa da Educao Bsica com vistas a criar um ambiente de debate acerca do ldico, das metodologias ativas de ensino e da construo da aprendizagem significativa. Ser realizado um estudo exploratrio descritivo com o uso de anlise qualitativa, que adota como instrumento de coleta de dados a observao sistemtica do curso de extenso. A partir desta pesquisa, espera-se que os professores do segundo segmento do Ensino Fundamental reflitam sobre a importncia do ldico na construo da aprendizagem por meio das metodologias ativas de ensino, ampliando o planejamento e a realizao de atividades ldicas nas prticas pedaggicas.

Veja o artigo completo: PDF