Resumo Trabalho

EXPERIMENTOS DE QUÍMICA EM MICROESCALA PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autor(es): MARCELO MONTEIRO MARQUES, GABRIEL CARVALHO DE LIMA e orientado por MARCELO MONTEIRO MARQUES

O ensino das disciplinas da rea de Cincias Exatas e da Terra mostra-se como um grande desafio para os professores do sistema educacional brasileiro. A Qumica uma disciplina que nasceu a partir da observao e da experimentao com a finalidade de compreender as propriedades e as transformaes relacionadas natureza da matria. Entretanto, muitos docentes responsveis pelo ensino desta disciplina cientfica se veem limitados devido escassez de recursos laboratoriais, o que resulta em um ensino meramente terico. Assim, com o objetivo de melhorar a qualidade das relaes ensino-aprendizagem, esse trabalho prope a criao de experimentos em microescala que se mostra como uma excelente ferramenta didtica, pois no requer a instalao de um laboratrio para a realizao de prticas e permite ao professor debater questes importantes como a conscientizao em relao segurana, aos rejeitos produzidos, necessidade de regular o consumo de certos reagentes, necessidade de pensar em formas alternativas de reciclagem e de reaproveitamento dos insumos utilizados, e principalmente, na importncia de se estudar Qumica. Desse modo os autores estudaram o currculo mnimo da dsiciplina de Qumica do estado do Rio de Janeiro, identificando quais contedos permitem a realizao de experimentos para posterior elaborao, catalogao e aplicao dos mesmos na primeira srie do ensino mdio. Espera-se que ao final do trabalho tenham se desenvolvido experimentos de Qumica em microescala, que possam ser realizados em escolas de nvel mdio ou em ambientes no formais de ensino, elaborado roteiros para conduzir tais prticas tendo como foco o uso de materiais e reagentes do dia a dia. Alm disso, se almeja que como produto tenha-se a confeco de uma apostila com o roteiro de tais experimentos e que estes possam ser utilizados pelos professores nas turmas de 1 srie do Ensino Mdio.

Veja o artigo completo: PDF