Resumo Trabalho

O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NA TEORIA DA AUTORREGULAÇÃO

Autor(es): MARION SANTANA OLIVEIRA MACHADO, VERÔNICA PASSOS ALVES e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

A autorregulao da aprendizagem (ARA) um dos principais constructos da Teoria Social Cognitiva (TSC) e est relacionada gesto de processos cognitivos, motivacionais, comportamentais e afetivos dos alunos a fim de alcanar objetivos escolares e pessoais. Embora essas estratgias ainda no tenham sido investigadas junto a estudantes com Deficincia Intelectual (DI), consideramos que algumas delas podem ser pertinentes para colaborar para sua aprendizagem, principalmente aquelas que dizem respeito ao ensino de habilidades de organizao dos estudos e de gesto das informaes por meio da ajuda social. O presente trabalho pretende verificar se o ensino de estratgias de ARA contribui para a melhoria da compreenso leitora de estudantes com DI Leve no Ensino Fundamental. Trata-se de estudo de caso de carter descritivo, exploratrio e de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado no contexto do Mestrado Profissional em Prticas na Educao Bsica do Colgio Pedro II, no Rio de Janeiro, e que ainda est em desenvolvimento. Aps levantamento realizado em trs bases de dados, no foram encontrados trabalhos que relacionem a ARA com DI. Assim mostram-se necessrias a pesquisa e a produo de conhecimentos a respeito da aprendizagem de alunos da Educao Especial. Acreditamos que a ARA pode oferecer contribuies para as questes de ensino-aprendizagem das pessoas com DI. Isto posto, esta pesquisa busca explorar novas possibilidades de uso de materiais didticos j existentes que tem a ARA como suporte.

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