Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): GABRIELA SIMÕES SILVA e orientado por ELIZANGELA CELY

O presente estudo teve como objetivo discutir a importncia das atividades ldicas na Educao Infantil e da ao do professor de Educao Fsica nesta etapa do desenvolvimento da criana. O estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa utilizando como mtodo uma reviso narrativa da literatura. A Educao Infantil primeira etapa da educao bsica constitui-se no primeiro contato com a sociedade fora do ncleo familiar e nesse momento que a criana dever ter a oportunidade de vivenciar e experimentar novas aprendizagens e hipteses sobre o mundo. Essas experincias e vivencias devem ser planejadas e sistematizadas, o que refora a importncia da presena do professor de Educao Fsica, para o processo de ensino e aprendizagem, buscando a formao integral aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social da criana. Os estudos analisados apontaram a importncia da ludicidade e do brincar na infncia, como instrumento que possibilita experimentar, criar, sentir e recriar mundos e situaes, ou seja, a criana aprende de forma consciente e inconscientemente, agradvel e prazerosa. Essa prtica deve favorecer um processo de ensino e aprendizagem ldico, prazeroso e significativo, aumentando a relao social, imaginao, independncia, criatividade, campo emocional, a resoluo de problemas, visando o desenvolvimento motor, cognitivo, fsico e psicolgico das crianas. O professor de Educao Fsica dever se envolver no processo de ensino e aprendizagem o mais prximo do mundo da criana possvel, com alegria, descoberta de aprender, reconstruir, compreender e pensar no conhecimento. Alm disso, dever criar um ambiente agradvel, que atraia a imaginao, autonomia e criatividade, possibilitando uma aprendizagem efetiva, prazerosa e integral.

Veja o artigo completo: PDF