Resumo Trabalho

FUNÇÕES QUADRÁTICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS E O MATERIAL PRODUZIDO PELO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ)

Autor(es): RICARDO MARINHO DOS SANTOS , JONAS DA CONCEIÇÃO RICARDO

O presente artigo um recorte de uma pesquisa maior apresentada e desenvolvida no Mestrado Profissional em Educao Matemtica etem por finalidade mostrar e discutir, segundo as propostas curriculares nacional, no que tange o ensino das funes quadrticas a abordagem feita em trs livros didticos de Matemtica do 1 ano do Ensino Mdio. e em um material proposto em um curso de Formao Continuada para Professores do Estado do Rio de Janeiro, apresentado pelo Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) no que tange ao ensino de funes quadrtica. A anlise feita nesses materiais faz um paralelo entre as duas propostas analisadas, verificando a possibilidade de que um material possa vir a ser complemento para o outro. O procedimento metodolgico usado consistiu em uma breve analise da abordagem do ensino funo quadrtica levando em considerao a sua potencialidade, seja para a sala de aula ou sua aplicao fora dela. Para isso, a anlise foi baseada nos documentos norteadores nacionais para Educao. Com resultado da pesquisa verificou-se que os livros analisados ainda que tenham uma abordagem que foge do ensino clssico, no que tange a interdisciplinaridade os mesmos poderiam fazer um maior uso de recursos tecnolgicos.

Veja o artigo completo: PDF