Resumo Trabalho

OS SABERES DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO DE MUITAS APRENDIZAGENS.

Autor(es): LUIZA CRISTINA GATTI PERALTA, CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES e orientado por CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES

Este trabalho um recorte de uma pesquisa ainda em andamento que tem como inteno investigar como a Avaliao Formativa pode contribuir para a construo de novas aprendizagens na rea de Matemtica. Esta pesquisa est sendo desenvolvida numa Escola Municipal do Rio de Janeiro e tem como sujeitos duas professoras do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida inspirada na Pesquisa-ao por levar em considerao que a relao entre pesquisadores e membros do grupo pesquisado pode contribuir para a resoluo de problemas e transformaes sociais. Este trabalho pretende, numa relao de parceria com as professoras, contribuir para a construo de prticas pedaggicas reflexivas que, com um olhar contra hegemnico, possam romper com modelos que priorizam repeties e que possam valorizar os diferentes saberes para a construo de novos.

Veja o artigo completo: PDF