Resumo Trabalho

AS RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO CULTURAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:ASPECTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFF

Autor(es): ERIKA SOUZA LEME e orientado por VALDELÚCIA ALVES DA COSTA

O texto empreende uma reflexo sobre as possveis relaes entre os conceitos de Formao Cultural [Bildung] e Educao Inclusiva no processo de formao docente dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tal relao empreendida tendo em vista importncia de se construir uma ao formativa abrangente, de ampliao das experincias culturais e estticas dos estudantes, com nfase na arte como objeto de apropriao e elemento de sensibilizao s demandas humanas, sejam quais forem suas especificidades. Para isso, apresentamos um recorte da pesquisa de doutorado defendida em 2017, que tem como sustentao terica a Teoria Crtica da Socidade. Trata-se, de uma pesquisa terico-emprica, na qual investigamos as concepes e percepes dos estudantes sobre suas experincias formativas relativas ao componente curricular Atividades Culturais. Nossa anlise se pauta sobre os dados coletados por meio de um questionrio, que foi respondido por 50 estudantes, de perodos distintos. Neste texto, apresentamos nossas reflexes sobre uma das questes que compuseram o questionrio, cujos resultados evidenciam uma relao profcua entre os elementos formativos da formao cultural representativos da educao inclusiva.

Veja o artigo completo: PDF